Catacústica | Projeto Transmídia

O Catacústica visita os espaços de resistência cultural espalhados pela Região Metropolitana do Recife em busca de artistas independentes dispostos a apresentar mais uma faceta da sua obra. Aqui, a música pode ganhar novos significados. Ouvidos abertos?
Seja com base nos encontros com seus semelhantes ou em descobertas de novos artistas, a cena das pequenas casas de show em Recife tem reformulado o conceito de público e apostado numa curadoria que dosa a valorização do local com a acolhida do “forasteiro” (músicos de outros estados do país), de modo a manter um segmento específico do público fidelizado ao espaço, que sempre volta em busca da descoberta “acidental” de novos nomes da música, repassando suas descobertas adiante e agregando novas pessoas a este circuito da cultura.
Sobreviver da arte e da cultura no Brasil é mais que uma profissão, é um posicionamento político diário com a produção da nossa memória e a valorização das nossas tradições. E se vivemos numa onda de cancelamento de editais públicos, essenciais na produção de pequenos à grandes eventos culturais, urge a conscientização sobre o nosso papel na roda da cultura na perspectiva do consumo. Pois é este investimento na cultura sem garantia alguma de lucro que consegue manter alguns artistas autorais na sua própria terra, superando o clássico êxodo nordestino em busca de “melhores condições de vida”.
Por isso, é pela reflexão dos sons, como eles nos afetam e afetam tudo que está ao redor, que a música independente de Pernambuco aparece no Catacústica, por meio do compartilhamento de ideias que nem sempre chegam aos nossos ouvidos através da música. A comunicação é o que nos conecta, são as conversas que aproximam o público do artista durante um show, pela exposição da sua vulnerabilidade. Portanto, o caminho escolhido para reforçar a humanidade dos artistas na cena local foi a entrevista.
FICHA TÉCNICA:
Apresentação, Roteiro e Edição (Áudio): Gabriele Alves
Produção Executiva: Daniela Marreira
Projeto Gráfico: Ingryd "Ayu" Viana
Orientação e Edição (Vídeo): Bruno Nogueira
Apoio: Laboratório de Imagem e Som da UFPE
Agradecimentos Especiais: Sofia Freire, Samico, Fernandes e Marília Parente| Pequeno Latifúndio, Teatro Apolo, Terra Café Bar e TV Tumulto
Projeto apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na graduação de Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Pernambuco em novembro de 2019, no Centro de Artes e Comunicação.
Catacústica | Projeto Transmídia
Published:

Catacústica | Projeto Transmídia

O Catacústica visita os espaços de resistência cultural espalhados pela Região Metropolitana do Recife em busca de artistas independentes dispost Read More

Published: